Uma aliança eterna

13ae4c5664c2a6cd4360656452431e9b

De ferro, prata, ouro, ou qualquer liga, o anel de noiva surgiu na antiguidade provavelmente um costume hindu usado como um tipo de certificado de propriedade da noiva,  indicando que a mesma não estava mais disponível para outros pretendentes.

Posteriormente romanos e gregos usavam também um anel no matrimônio porém tinha um significado diferente. O homem dava pra sua esposa, como um voto de confiança, um anel com a réplica do anel ou selo pessoal que ele usava em seu polegar com o qual lacrava cartas confidenciais e contratos  costume das classes proprietárias populares.

A partir do século VI a igreja católica adotou a aliança mas então como um símbolo de união e fidelidade, um símbolo da aliança indissolúvel entre os cônjuges. O anel é usado no quarto dedo da mão pois  é onde passa a “vena amoris” uma veia diretamente ligada ao coração, costume seguido até os dias de hoje.

Durante o casamento é usual que crianças inocentes tragam solenemente ao altar as alianças em um pequeno travesseiro. Durante a cerimônia o padre as abençoa e as asperge com água benta, e imediatamente convida o casal para colocadas mutuamente repetindo as palavras de compromisso, lealdade e amor.

É claro que este pequeno cerimonial incluído no sacramento não é obrigatório nem a sua ausência invalidaria um casamento.  Mas em todo o mundo, sob qualquer denominação religiosa ou cultura, casais trocam alianças  usado no dedo anelar da mão esquerda que representa o acordo mútuo do casal. Sempre usar o anel, além de um ato de amor e fidelidade ou o dever conjugal, é  uma boa proteção, pois é dito que uma vez que o casal formado, Deus atribui um anjo especial para  protegê-los como “uma só carne”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s