Poke, o Havaí é aqui!

poke-059

Depois de conquistar as praias da Califórnia e virar febre até em Nova York com lançamento exclusivo em Ilhabela do Kiosk da marina no verão 2017 o Poke veio pra ficar. Um prato típico das praias havaianas também conquistou o paladar dos nossos clientes.

O Poke (que se pronuncia poh-keh), é um verbo havaiano que significa cortar ou fatiar. Inventado por pescadores, é um prato tradicional que consiste basicamente de cubos de atum e gohan (arroz japonês) temperados com sal algas e nozes kukui  picadas.

No contexto moderno o Poke pode ser traduzido como prato havaiano servido em um bowl individual ou ahi poke quando é feito com ahi, um tipo de atum no Havaí. Hoje em dia encontrado em qualquer lugar da ilha e muito apreciado por surfistas como alimento rápido e fácil de transportar até a praia.

Não confundir com sashimi, tartare, ou ceviche. Ao contrário de sashimi, onde o peixe é cortado fino e comprido, ou tartare,  onde o peixe é como uma massa colada com molho, o Poke é cortado em cubos grandes e misturado como uma salada de forma livre. Poke é provavelmente mais próximo do ceviche que tem sabores brilhantes e ácidos mas o Poke tem paladar mais ousado com sua marinada responsável por agregar um  sabor mais salgado e arredondado. Um perfeito “confort food.

Com influências de diferentes culturas das ilhas do pacífico e principalmente japonesas o poke evoluiu em  dezenas de receitas  que incluem cubos grandes e muito suculentos de peixe cru temperado (salmão ou atum), frutos do mar como  polvo ou camarão cozidos e até tofu para os vegetarianos. Geralmente acompanhado de com cebola roxa, fatias crocantes de pepino dispostos em camadas cobertos de limu (algas em tiras), temperado com  molhos a base de shoyu,  óleo de gergelim, gergelim torrado, cebolinha e inamona (condimento havaiano). Pode  ganhar molhos apimentados e complementos, como manga, abacate, ovas de peixe, macadâmias colocados numa base de arroz, temperado com furikake, mais molhado e concentrado que facilita o uso de hachi  (palitinhos) e pra dar um toque de crocância é  guarnecido com triângulos de uma massinha frita (que lembra pastel, mas é wonton).

Uma explosão de sabor, super prático e rápido vai ser servido na nova PokeBike do Kiosk.  Uma opção deliciosa que também poderá ser levada no seu passeio de barco.
Venha conferir essa delícia que cruzou o oceano Pacífico e veio aportar na nossa praia!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s